As melhores referências para o sucesso de nossos clientes
A metodologia quantitativa, de modo geral, é a mais utilizada em pesquisa de mercado e opinião. Esta metodologia permite mensurar opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes, etc., de um universo (público-alvo) através de uma amostra que o represente de forma estatisticamente comprovada. As amostras podem ser aleatórias ou por cotas (extratos pré-definidos de sexo, idade, classe social, região etc).
O método quantitativo orienta para a utilização de questionários estruturados predominantemente elaborado com questões fechadas (lista de respostas pré-codificadas).
A pesquisa quantitativa permite dimensionar mercados, definir share, conhecer o perfil sócio demográfico, social e econômico de uma população, entre outras possibilidades.
Em toda pesquisa quantitativa, sem exceção, é necessário calcular a margem de erro para o grau de confiança que se pretende. Assim, o cliente pode tomar as suas decisões com a segurança desejada.
A pesquisa quantitativa é realizada a partir de entrevistas individuais, apoiadas por um questionário convencional (impresso) ou eletrônico (Computador ou Pocket PC).
As entrevistas são conduzidas por um entrevistador ou através de auto-preenchimento.
Algumas técnicas de abordagem utilizadas: