As melhores referências para o sucesso de nossos clientes
É a utilização de tecnologias e plataformas WEB como ferramenta para a realização de pesquisas.
Como se aplica?
A propositura da pesquisa online se dá na utilização da internet para se atingir de forma mais eficaz o sujeito da pesquisa, permitindo-lhe uma interação mais prática e rápida.
A utilização de diversos canais permite ao pesquisador obter informações mais precisas e ao mesmo tempo capaz de registrar para possíveis análises posteriores o material coletado.
Exemplos:
Whatsapp – Ferramenta de comunicação instantânea através de mensagens de texto e ligações sendo possível a realização de envio de arquivos tais como: foto, áudio e vídeo.
Facebook – Rede social capaz de promover interação instantânea permite pesquisar, levantar dados dos quais se a pesquisa fosse realizada presencialmente poderia inibir de certa forma o respondente, porém nas redes sociais as pessoas tendem a ser mais abertas a tratarem até mesmo de temáticas polêmicas.
São utilizadas perguntas padronizadas com um conjunto limitado de categorias de respostas. Estas podem ser realizadas através de softwares que permitem a tratativa dos dados coletados até apresentá-los estaticamente. Ex: (Google Docs e Survey). As entrevistas podem ser síncronas (em tempo real) ou assíncronas (sem ser em tempo real)
Pode ser realizada através de diversos canais de comunicação, sendo estes e-mails, chats, vídeo conferência entre outros que permitem uma maior abertura das respostas e aparenta-se como mais bate papo entre pesquisador e respondente, levando em consideração suas experiências e visão de mundo!
Particularmente eficazes no que tange o comportamento linguístico (verbal, não verbal e extra linguístico), podendo ser observação participante ou não participante. Ex: Grupos do Facebook
Entenda o que seu público pensa de forma simples e rápida! Opinião sobre seu negócio a qualquer hora a qualquer momento, por um custo benefício excelente. Solicite um orçamento!
Uso de documentos que incluem diários e autografias escritas (BLOGS). A solicitação de documentos em pesquisas convencionais tem suas vantagens (diferentes participantes podem registrar eventos que porventura estejam em locais de acesso fechado, fato que se torna ainda mais vantajoso na pesquisa online, em que o acesso aos participantes é maior e múltiplos locais podem estar envolvidos) e desvantagens (necessidades de grande número de participantes, dificuldades comunicativas, grafia ininteligível, necessidade de intruções detalhadas). No Contexto online muitos desses problemas desaparecem.
O convite é feito às pessoas, não cadastradas previamente, no momento em que elas estão interagindo na internet. Após o opt-in, quando aceitam participar da pesquisa, elas são direcionadas a um questionário eletrônico e recebem incentivo não financeiro para responder as perguntas. A abordagem é rápida, certeira e evita a participação de "respondentes profissionais".